PALESTRANTES

As mesas de debate da XIV Semana de arquitetura já estão formadas, e entorno do tema desta edição iremos nos aprofundar em questões acerca da atuação do arquiteto atualmente, quais os caminhos, desvios e tendências do ofício, desenvolvendo diálogos que abordam desde o ensino, atuação e produção de uma arquitetura contemporânea.

Rogério Quintanilha

Rogério Quintanilha é arquiteto e urbanista, foi professor na UNOESTE e na FCT-UNESP em Presidente Prudente. Atualmente é pós-doutorando com bolsa FAPESP na FAUUSP e editor do podcast Cidades Visíveis!

Tainá de Paula

Tainá de Paula é arquiteta e urbanista, ativista das lutas urbanas e Vereadora pelo PT no Rio de Janeiro. Atuou em diversos projetos de urbanização e habitação popular, realizando assistência técnica para movimentos como União de Moradia Popular e Movimento dos Trabalhadores sem Teto. Hoje, presta assistência para o movimento Bairro a Bairro, como arquiteta e mobilizadora comunitária em áreas periféricas.

Escritório Azul e Pitanga

Azul Pitanga, um atelier com foco nos processos do fazer como espaço de experimentação e aprendizagem. Nos atravessam a bioconstrução, a cultura popular, a arquitetura contemporânea e a relação imersiva com usuários (clientes + construtores) e com a natureza. Formado por dois arquitetes recifenses, André Moraes e Carolina Mapurunga, que se juntaram em terras Kariris para lecionar no Centro Universitário Paraíso do Ceará e a partir desse (re)encontro em 2018 iniciaram o AZPT que objetiva misturar arquiteturas e afetos para criar espacialidades carregadas de simbologia. Juazeiro do Norte (CE) + Recife (PE), 2018.

Fábio Velame

Fábio Velame possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU-UFBA, na linha de Restauração, Conservação e Gestão de Bens Patrimoniais, área de concentração em Urbanismo (2012). Atualmente é Professor Adjunto III, Regime de Dedicação Exclusiva (D.E.) da FAUFBA, professor do Curso de Especialização em Assistência Técnica para Habitação e Direito à Cidade – Residência Técnica em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia da FAUFBA, Professor Permanente do PPGAU – Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Líder do grupo de pesquisa da FAUFBA EtniCidades: Grupo de Estudos Étnico-Raciais em Arquitetura e Urbanismo – CNPQ/UFBA. Membro do grupo de pesquisa MALOCA:Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul – CNPQ/UNILA. Pesquisador Permanente do CEAO – Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA. Coordenador nacional da área de Arquitetura e Urbanismo da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

Felipe Moreira

Felipe Moreira é arquiteto e urbanista, doutorando da FAUUSP e pesquisador em Políticas Públicas, Direito à Cidade e Habitação.

Hélio Hirao

Helio Hirao é Arquiteto e Urbanista, atuando como Professor no Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Universidade Estadual Paulista-Campus de Presidente Prudente, atua nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo e a cidade contemporânea; apreensão, reconhecimento e intervenção espacial da cidade contemporânea; Experimentações projetuais em arquitetura e urbanismo e, Preservação e Restauração Arquitetônica Contemporânea. Coordena o NePP- Núcleo de estudos em Patrimônio e Projeto, Lider do Grupo de Pesquisa Projeto, Arquitetura e Cidade.

Adalberto Retto

Adalberto da Silva Retto Júnior, Arquiteto e Urbanista, atua como Professor na Universidade Estadual Paulista – Unesp. Coordenador do Curso Internacional de Especialização Lato Sensu em Planejamento Urbano e Políticas Públicas: Urbanismo, Paisagem, Território. Representante da Unesp no Condephaat Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de SP (2015 e 2016), é pesquisador na linha de pesquisa em História da Cidade e na linha de pesquisa Conhecimento Histórico Ambiental Integrado na Planificação Territorial e Urbana.

Ana Lúcia Cerávolo

Ana Lúcia Cerávolo é Arquiteta e Urbanista, com experiência em gestão de políticas públicas para preservação do patrimônio cultural, tendo coordenado as ações patrimoniais no Município de São Carlos (SP), por mais de dez anos. Desenvolve diversos trabalhos de educação patrimonial e pesquisas nas áreas de patrimônio cultural e história da arquitetura e urbanismo modernos, integrando desde 1996 o Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil (ArqBras). Atua como docente no Centro Universitário Paulista (UNICEP-São Carlos) e desde 2018, coordena o Grupo de Pesquisa Cidade, Arquitetura e Patrimônio (CAP). E atualmente, é membro suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP), onde coordena a Comissão de Ensino e Formação.

Paula Paschoal

Paula Paschoal é Arquiteta das Assessorias técnicas Ambiente Arquitetura e Trabalhos, Conselheira da habitação de SP.

Maria Isabel Cabral

Isabel Cabral é Arquiteta e urbanista, formada pela FAU/USP. Trabalhou como coordenadora de projetos e obras – SEHAB – Habi Campo Limpo (89 a 92). Uma das fundadoras e coordenadora das assessorias técnicas Ambiente Trabalhos (92 a 21) e Ambiente Arquitetura (02 a 21).

Thainá Santos

Thainá Santos é Arquiteta e Urbanista formada pela Unesp de Presidente Prudente, atualmente cursa pós-graduação em Design Gráfico e a Cidade na Escola da Cidade e trabalha com representação gráfica em projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Em seu trabalho final de graduação, abordou temas como segregação socioespacial e cultura periférica no conjunto Alzira Franco em Santo André.

Crislayne Marques

Crislayne Marques é Arquiteta e Urbanista formada pela Unesp de Presidente Prudente, atualmente cursa pós-graduação em Design Gráfico e a Cidade na Escola da Cidade e trabalha com representação gráfica na área de arquitetura. Em seu trabalho final de graduação, abordou temas como segregação socioespacial e permacultura sob a perspectiva de iniciativas populares de Paraisópolis.

Coletivo Micrópolis

Micrópolis é um grupo de arquitetos que atua nos cruzamentos entre espaço, design e educação. Interessados pelas relações sociais que se dão no cotidiano da cidade, o coletivo se dedica a projetos e ações em pequena escala, capazes de fazer emergir particularidades e imáginarios locais que apontem para novas possibilidades de envolvimento e transformação coletiva do espaço.

Antonio Neto

Antonio Neto é técnico em edificações, atualmente graduando em Arquitetura e Urbanismo pela FCT-Unesp. Colaborador discente na Escola Aberta no Galpão [2019] e no grupoDEArquitetura [2020]; integrante do coletivo a+b.

Isabela C. Fortuna Rodrigues

Isabela C. Fortuna Rodrigues é técnica em edificações, graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela FCT Unesp, colaboradora discente na Escola Aberta no Galpão [2020] e no grupoDEArquitetura [2021]; integrante do coletivo a+b.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s